Vacina: quarta dose para pessoas acima de 50 anos
Mais de 77% da população já está vacinada com as duas doses
O Ministério da Saúde publicou, neste sábado, duas notas técnicas que ampliam a aplicação da quarta dose da vacina da Covid-19 para pessoas a partir de 50 anos de idade e trabalhadores da saúde de todas as idades. A recomendação vale para quem tomou a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.
O Ministério da Saúde informou que as notas técnicas consideram a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa etária e para os trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e AstraZeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.
A pasta destacou que a combinação de vacinas diferentes para a dose de reforço tem se revelado eficiente em aumentar a imunização. “Os resultados mostraram ainda que a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a covid-19. Até agora, mais de 4,5 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço”, ressaltou o comunicado.
O Governo Federal distribuiu quase 500 milhões de doses em todo o Brasil, garantindo a proteção de 77% da população com as duas doses. Mais de 85,9 milhões de pessoas tomaram a primeira dose de reforço.