divdiv
PUBLICIDADE

Viagens

Publicidade

Casal gaúcho percorre a BR-101 em 15 dias

Rafael, Bruna e a cachorra Brisa estavam há um ano morando em Natal quando decidiram iniciar a aventura. Confira

Por: Andressa Dall'Agnol e Caendy Carvalho
Fotos: Arquivo Pessoal

Já imaginou percorrer 4.765 km de carro e conhecer o Brasil de ponta a ponta em 15 dias? Uma viagem que era para ser sobre estudos acabou se tornando uma grande aventura para Bruna Bonadeo e Rafael Foletto que partiram de Natal para conhecer um pedaço do Brasil, junto com Brisa, cachorrinha do casal.

O casal gaúcho estava em Natal, no Rio Grande do Norte, há um ano, devido a uma bolsa de pós-doutorado de Rafael. Na região, os dois realizavam diversos passeios turísticos, foi quando encontraram o monumento do marco zero, que marca o começo da BR-101 no RN e que termina no estado do Rio Grande do Sul. Foi nesse momento que surgiu a ideia da viagem.

“Na hora pensamos, porque não? Nos sentimos muito ligados aos dois estados, os dois fazem parte de nossas vidas e nós teríamos que voltar para casa quando a bolsa terminasse, então porque não voltar pela BR-101 e vivenciar uma experiência diferente?”, conta Rafael.

O casal havia vendido o carro quando soube que passaria um ano fora de casa, então comprar um novo veículo para a viagem de volta foi a solução perfeita. “Gostamos de viajar de carro. Enquanto estávamos passando esse tempo em Natal, conhecemos diversos lugares pela região nordeste de carro e foi uma experiência muito legal”, conta Bruna.

Conhecendo o nordeste brasileiro

O trajeto da dupla no nordeste foi extenso em meio aos estudos de Rafael e exigiu organização do casal. “Como queríamos visitar diversos lugares por lá montamos uma planilha e diversos roteiros para cumprir, então quando tínhamos um feriado ou alguma folga, aproveitávamos para seguir o planejamento”, explica Rafael.

“Estivemos em diversos lugares durante esse período. Visitamos Maragogi, no estado de Alagoas, em Recife, no estado de Pernambuco, estivemos também em São Luiz, no Maranhão, conhecemos os Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, e também o Delta do Paranaíba no Piauí. Conhecemos o agreste no interior da Paraíba, o seridó, um local no interior do Rio Grande do Norte com bastante serra. Para finalizar o trajeto, estivemos em Fortaleza”, conta Rafael.

O roteiro do casal incluiu também cidades no norte do Brasil e Fernando de Noronha. “Estivemos na região norte, em Belém e em Fernando de Noronha, que era um sonho nosso conhecer o local, aproveitamos que estávamos lá pertinho para realizar”, relata Bruna.

Para dar conta de conhecer todos esses lugares o casal viajou não só de carro alugado mas também de ônibus e avião, mas contam que apesar das viagens extensas, ainda faltaram diversos lugares para conhecer. “Foram muitos lugares e muitas experiências, mas o litoral do Rio Grande do Norte é muito grande, seria preciso mais um ano para dar conta de ver tudo”, conta Rafael.

A viagem pela BR-101

Depois de conhecerem as estradas do nordeste e encorajados por um professor de pós-doutorado de Rafael que também percorreu o mesmo trajeto, Rafael conta que os dois decidiram iniciar a aventura pela BR-101. “Planejamos a viagem com antecedência, montamos o roteiro traçando nosso trajeto e pesquisando locais para ficar que fossem acessíveis e que aceitassem a Brisa, nossa cachorrinha”, explica.

Mas como toda aventura tem seus perrengues, Rafael e Bruna também encontraram os seus. “A parte mais difícil foi mapear postos de combustível e locais para comer. Como não conhecíamos as estradas e os locais contamos com um pouco de sorte”, contam.

Outro desafio enfrentado foi conseguir conciliar os 15 dias de viagem com todos os destinos que o casal queria conhecer. “Em alguns lugares tivemos que escolher entre turistar e almoçar. As vezes apenas chegávamos, guardávamos nosso carro e saíamos conhecer a cidade. Na Bahia deixamos alguns locais que queríamos parar para trás, pois no fim daqueles 15 dias precisávamos estar em casa para trabalhar”, relembra Rafael.

Viajando apenas durante o dia, a viagem da dupla foi tranquila e Bruna diz que contou com a experiência dos moradores das cidades onde pararam para conseguir informações. “Buscávamos sempre conversar com o pessoal do hotel e com os moradores para conseguir indicações de onde comer e o que visitar. Para ganhar experiência cultural, escolhemos comer as comidas típicas de cada região”, explica.

A experiência cultural e geográfica foi o principal foco do casal durante toda a viagem e eles contam que foram momentos enriquecedores na vida dos dois. “Observar as diferenças dos lugares e das pessoas com certeza foi o mais interessante. Diferentes tipos de comidas, plantações, paisagens, a geografia, até mesmo o horário do sol se por de um lugar para o outro, tudo isso foi inesquecível”, contam.

“Acho que viver toda essa experiência juntos, de carro, foi a melhor parte. Dividir esses momentos e esse conhecimento foi especial. Foi divertido tanto para nós, quanto para a Brisa, que chegava em todos os lugares animada e pronta para viver outra aventura”, complementa Bruna.

Próximas viagens

O casal conta que tem uma viagem antiga já planejada. Antes de terem se mudado para o Nordeste, os dois já tinham pensado em conhecer o Uruguai e a Argentina. “Estávamos fazendo o planejamento dessa viagem quando o resultado da minha bolsa saiu e tivemos que adiar os planos. Mas vamos retomar essa ideia”, conta Rafael.

“Outro sonho antigo é fazer a Estrada Real, que começa nas cidades históricas de Minas Gerais e vai até Parati. Esse é um plano que ainda está bem guardado mas que um dia queremos por em prática”, complementa.

Além disso o casal diz que pretende conhecer um pouco mais do estado do Rio Grande do Sul. “Por enquanto estamos retomando e organizando nossa vida de volta aos eixos, mas queremos visitar lugares aqui no estado que ainda não conhecemos ou até mesmo voltar em cidades que já visitamos”, finalizam.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE