Histórias da Realeza: Conheça a História de Laura Pedott Lansana, Rainha da XV Frinape
Rainhas da Frinape: Conheça as mulheres que fazem parte da história de Erechim
Em 1966, Erechim recebia a primeira edição da Frinape, Feira criada com o objetivo de potencializar a economia regional, e que ao longo dos anos conquistou o coração dos erechinenses, se tornando símbolo da cidade. A Feira traz indústria, comércio, serviços, agropecuária, tecnologia e entretenimento, mas o que encanta desde a criança mais nova até a geração mais antiga são as rainhas que já passaram por lá. Toda edição uma nova jovem é eternizada na memória de quem passa pela feira. Seja pela beleza ou pelo carisma, elas sempre são lembradas.
2015 foi o ano em que Laura Pedott Lansana se juntou ao grupo de rainhas que marcaram a história da Frinape. Coroada como soberana da XV edição da Feira, ela conta que foram dias emocionantes e inesquecíveis em sua vida. “Foi um momento extraordinário e superou todas as minhas expectativas. Desde os convites para a feira até o último dia, com o emocionante voo de balão sobre Erechim, cada um desses instantes foi repleto de alegria, sorrisos e afeto”, relembra.
E no meio de tantas memórias marcantes, uma se destaca no coração de Laura: o dia da abertura da Feira. “Ver tantas pessoas queridas presentes, ansiosas para me ver, foi emocionante. Fazer o discurso com tanta sinceridade e sentir a conexão genuína com o público, a forma como a comunidade se envolveu e compartilhou esse evento comigo foi verdadeiramente inesquecível e marcante”, comenta.
Atualmente, com 28 anos, Laura mora em Portugal e tem um estúdio de design, mas sempre que pode, volta para Erechim visitar sua família e as raízes das quais se orgulha. “Faço questão de visitar minha família pelo menos uma vez ao ano, e esses momentos são sempre especiais, pois me conectam novamente às minhas raízes”, conta.
E o orgulho é tanto que a designer decidiu compartilhar esse sentimento com o restante do mundo. “Tenho muito orgulho de ser Gaúcha e sempre compartilho histórias sobre a nossa terra com minhas novas amigas portuguesas. Como projeto pessoal, estou desenvolvendo um livro que explora a cultura do Norte Gaúcho e que em breve poderei dar mais detalhes”, compartilha.
Mesmo com o passar do tempo e a distância, o sentimento de dever cumprido permanece com ela. “Sinto um enorme orgulho de ter conseguido transmitir todo o amor e entusiasmo que sentimos em cada visita e encontro que antecedeu a feira. Vou levar esse sentimento comigo para sempre”, finaliza Laura.
As princesas daquele ano foram Lurian Fenske e Kalisley Nicóli. As princesas étnicas foram Carolina Nunes Soares – afro-brasileira, Maria Cristhina Tonatto Hillesheim – alemã, Gabriela Carolina Szuchmann – israelita, Gabriela Comin – italiana, Schirley Marinello – nativa, Gabriela Stankiewicz – polonesa, Nathália Gonçalves Spagnol – prenda.